E aí, meus amores…
Alguém aqui, além de mim, é super fã de “The Big Bang Theory”?
“The Big Bang Theory” é uma série de comédia americana que estreou em 2007 e teve 12 temporadas até 2019. A trama acompanha um grupo de amigos cientistas com brilhantes intelectos e dificuldades sociais (muuuuuuita dificuldade, diga-se de passagem).
Dia desses, enquanto procrastinava uma tarefa importante, lembrei de um episódio em que Howard, Sheldon e Leonard lidaram com ansiedade e procrastinação ao enfrentar um projeto grande com um prazo curto, urgente para os militares (OS MILITARES). Apesar da pressão, mesmo se borrando de medo, conversaram com o coronel e conseguiram uma extensão de prazo, mas ao invés de focar no projeto, foram pro cinema, os bonitinhos…
Ansiedade: O Início do Ciclo
A ansiedade é uma resposta natural a situações desafiadoras, como a pressão de desenvolver um projeto militar em um curto período de tempo. Quando Howard, Sheldon e Leonard percebem a enormidade da tarefa e o prazo apertado, suas mentes entram em estado de alerta. Esse estado de é causado pela liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que apesar de importante, em doses altas pode atrapalhar a concentração, a tomada de decisões e ser paralisante. Em “The Big Bang Theory”, eles foram assertivos e, apesar do desespero e do medo, não paralisaram e pediram uma extensão de prazo, mas o que ocorre em muitos casos é a paralisia seguida da procrastinação.
Procrastinação: A Fuga das Tarefas
Sabe quando você tem um monte de coisas pra fazer, tipo estudar pra prova, arrumar a casa ou finalizar aquele projeto do trabalho, mas acaba se distraindo com qualquer coisa? Isso é procrastinar! Procrastinar é o comportamento de adiar tarefas em detrimento de outras coisas.
Essa mania de deixar tudo pra última hora pode parecer inofensiva no começo, mas com o tempo, pode virar um problemão. Imagina só o estresse de ter que terminar um trabalho enorme na noite anterior à entrega? Ou a culpa por não ter aproveitado o tempo de forma mais produtiva? Procrastinação, além de atrapalhar a nossa produtividade, também pode afetar nosso bem-estar. A verdade é que todos procrastinamos em algum momento, e tá tudo bem. O importante é reconhecer quando isso tá demais e criar estratégias pra gerenciar melhor o nosso tempo.
O problema é que muitas pessoas recorrem à procrastinação como forma de lidar com a ansiedade, geralmente fazendo algo prazeroso (no meu caso, assistir dorama hahaha), mas a verdade é que nosso cérebro inventa qualquer desculpa, então até as tarefas domésticas se tornam urgentes e mais atrativas do que sua obrigação do momento.
Voltando aos nossos protagonistas, apesar de conseguir negociar uma extensão de prazo, ao invés de usarem o tempo extra para avançar no projeto, eles escolhem ir ao cinema. Esse comportamento é um exemplo clássico de procrastinação, onde atividades de gratificação imediata são escolhidas em detrimento das tarefas importantes. A série não abordou prejuízos decorrentes desse comportamento, entretanto, na vida real, embora a procrastinação possa oferecer um alívio momentâneo da ansiedade, geralmente resulta em aumento da pressão e do estresse a longo prazo, além de comprometer nossa produtividade. Quer saber o quanto a procrastinação tem afeitado sua produtividade? clica aqui para saber).
Produtividade: A Vítima do Ciclo
Quando Howard, Sheldon e Leonard adiam suas responsabilidades para se divertir, o tempo disponível para trabalhar no projeto é reduzido. A série não abordou essa questão, e não vou dizer aqui o que aconteceu com o projeto para não dar spoiler, entretanto, em uma situação real, poderia acontecer de quando finalmente voltarem ao trabalho, estarem ainda mais ansiosos e sob maior pressão (já tinham conseguido mais prazo, não poderiam pedir mais), o que poderia comprometer a qualidade do projeto. Esse ciclo de procrastinação e baixa produtividade perpetua a ansiedade, criando um loop negativo que é difícil de quebrar.
Quebrando o Ciclo
Nessa análise, colocamos a ansiedade como o ponto inicial do ciclo da procrastinação, ou seja, os meninos ficaram ansiosos pela grande quantidade de trabalho, um curto prazo de tempo e acabaram procrastinando. No entanto, não é incomum que o ciclo comece pela procrastinação. Muita gente (muuuuuuuita mesmo) não sabe gerenciar bem o tempo, sempre acha que tem tempo o suficiente e acaba deixando as coisas para depois, depois… até que não tem mais tempo. Ou, simplesmente não sabem por onde começar, paralisam e somente quando já está no último minuto do prazo, vão atrás da solução. Diante de tanta procrastinação, a ansiedade e o estresse se tornam inevitáveis. Essas duas situações são extremamente comuns, pois na nossa cultura, não somos ensinados a nos planejar e organizar.
Mas, porém, contudo, entretanto… Se nem tudo estava perdido para os meninos, porque estaria para nós, não é mesmo? Aqui eu trouxe algumas estratégias práticas que podemos adotar no nosso dia a dia para gerenciar melhor nossa ansiedade, nosso tempo e sermos mais produtivos. Vamos lá?
Gerenciamento da Ansiedade
- Respiração profunda: Inspire lentamente pelo nariz, encha os pulmões de ar e expire de forma controlada para acalmar o sistema nervoso .Essa técnica promove relaxamento e bem-estar e você já pode sentir os efeitos a partir de uma semana de prática diária de 5 minutos por dia.
- Mindfulness: Ou atenção plena, é uma técnica de foco no presente sem julgamentos. Sua prática promove a redução da ansiedade ao nos desconectar das preocupações futuras. Pode ser praticado com meditação na respiração, atenção aos sentidos e consciência nas atividades diárias.
- Exercício Regular: A pratica de atividade física regular reduz o cortisol (hormônio do estresse), promove bem-estar, trazendo benefícios para o corpo e para a mente. Pode ser uma caminhada no parque, corrida, dança, luta ou ioga, o importante é se movimentar e se sentir bem.
Xô Procrastinação
- Divisão de Tarefas: Quebre grandes projetos em partes menores, isso os torna mais manejáveis e menos intimidantes. Você pode organizar por etapas e estabelecer prazos para cumprir cada etapa, isso te ajuda a visualizar o progresso e ativa seu sistema de recompensa ao ver cada coisa que já fez.
- Priorização: Uma vez minha psicóloga me disse que prioridade é uma palavra que sempre deve ser dita no singular, pois não existem prioridades; se é prioridade é uma coisa só. Então, identificar e focar a tarefa mais importante primeiro garante que os principais objetivos sejam alcançados.
- Gerenciamento do tempo: Métodos como Pomodoro (trabalhar em intervalos de 25 minutos com pausas) e Time Blocking (alocar períodos específicos do dia para diferentes tarefas), juntamente com a Regra dos Dois Minutos (se uma tarefa pode ser feita em dois minutos ou menos, deve ser feita imediatamente), são técnicas de tempo eficazes para aumentar o foco, a eficiência e reduzir a procrastinação.
Aumente sua Produtividade
- Crie um ambiente de trabalho organizado e livre de distrações, isso ajuda a manter a concentração.
- Estabeleça uma rotina diária que inclua momentos de trabalho, pausas e autocuidado, isso mantém a mente e o corpo equilibrados. E lembre-se, ser produtivo(a) não é produzir o tempo todo. Nós somos seres integrais, que temos necessidades de lazer, sono, alimentação equilibrada dentre outras coisas. Então, muita atenção aqui com essa produtividade, viu?
- Reserve tempo para atividades de autocuidado, que promovem o relaxamento e o bem-estar, para recarregar as energias e melhorar a produtividade a longo prazo.
A história de Howard, Sheldon e Leonard em “The Big Bang Theory” ilustra como a ansiedade pode impactar negativamente à produtividade. Gerenciar a ansiedade, combater a procrastinação e aumentar a produtividade pode melhorar o bem-estar emocional e profissional.
Comenta aqui o que você achou dessa análise e qual outra você gostaria de ver por aqui. Não esqueça de seguir nossas redes sociais (@rebecaportopsic).
E se quiser acabar com esse ciclo de procrastinação ainda hoje, agende sua sessão online clicando aqui.
Com carrinho, Rebeca Porto, Psicóloga (CRP 03/16902).