Recentemente descobri que existe um dia do adulto… Pois é… Fiquei tão surpresa quanto imagino que você esteja nesse momento.
E daí eu me questionei: O que significa ser adulto? Você também já se perguntou isso?
Esse questionamento me trouxe uma lembrança, que estava adormecida na minha memória. Certa vez, assistindo uns stories de uma mentora em psicologia, a maravilhosa Tassia Garcia, ela falou sobre o se perceber adulta e perguntou quando nos percebemos como adultos? Não lembro a minha idade exata, mas já estava beirando os 30 e percebi que ainda não me sentia como adulta. Hoje, aos 31, as vezes me sinto uma criança ou adolescente, me visto como uma adolescente, gosto de músicas e séries populares entre os adolescentes… Por outro lado, Já sou casada, não dependo financeiramente de ninguém, assumo minhas responsabilidades e meus compromissos, e fora as amarras afetivas, sou totalmente dona do meu nariz.
E aí continuamos o questionamento… O que significa ser adulto?
Com base nas minhas pesquisas no Dr. Google, legalmente, aos 18 anos a pessoa atinge a maioridade, o que significa que já responde inteiramente por seus atos, como dizemos popularmente, já pode ser presa rsrsrsrs. Também já pode casar, sem precisar do consentimento dos pais, e fazer o que bem entender da vida.
Entretanto, sabemos que nem sempre a vida funciona apenas como o previsto na lei e algumas perspectivas sociológicas defendem que uma pessoa se torna adulta quando se tornam responsáveis por si mesmas, o que engloba escolher uma carreira, um parceiro para um relacionamento afetivo (ou não), casar (ou não), ter filhos (ou não) e etc…
Na vida real observamos que essas responsabilidades podem (apesar de que não deveria acontecer) incidir em adolescentes, que por diversas circunstâncias são “forçadas” a se responsabilizar pela própria vida, quando não, pela família. E o oposto também acontece, especialmente em tempos em que o ensino superior é tão necessário e até uma etapa naturalizada na vida dos jovens. Então temos pessoas maiores de idade que são dependentes financeiramente dos pais, vivem com os pais e sob as ordens dos mesmos.
E então, o que torna um adulto um adulto?
Eu não tenho uma resposta pronta para isso, pois como coloquei, existem infinitas questões que considero. Entretanto, fico muito inclinada a ver uma pessoa como adulta quando ela atinge um grau de maturidade biológico, que é geralmente pelos 18 anos, e em paralelo a isso ela adquire maturidade para se responsabilizar por suas ações e sua vida.
No contexto sociocultural em que vivemos, nem sempre isso acontece dessa forma, devido a uma superproteção de alguns pais, o que impede o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos filhos, mas isso já é assunto para outra prosa.
E vocês, o que pensam sobre ser adultos? Deixem nos comentários.